Oficina de Deep Listening


2014-10-13 16.23.31

As três oficinas do Chronica Mobilis aqui no Hangar em Poblenou já foram concluídas e tivemos participantes bastante engajados.
No dia 13, Ximena Alarcon nos mostrou uma outra forma de se perceber o ambiente com a prática de Deep Listening. Primeiro fizemos um exercício em que, sentamos na silenciosa sala Ricson do Hangar.org, ficamos de olhos fechados apenas prestando atenção ao sons do ambiente. Depois de alguns minutos apenas ouvindo e se concentrando, nós compartilhamos nossas experiências. É incrível como passamos a notar alguns sons que passam despercebidos nos dia a dia como o ruído de uma lâmpada halogênica ou as folhas roçando o chão.

sm20141013_182509

Na segunda etapa saimos para a rua em grupos com um microfone para ouvir e gravar os sons da cidade. Na minha experiência os carros (e principalmente as motos) eram muito presentes, mas quando eles passavam se podiar ouvir uma maquina de café aqui, pessoas em um bar conversando ali ou os andaimes sendo desmontando por um trabalhador. No final, nos surpreendemos como um sentido como a audição pode “falar” tanto sobre um local sem usar palavras.